12/07/2016

Projeto Tudo de cor para você levará novas cores para o Elevador Lacerda, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Mercado Modelo. Iniciativa terá como madrinha a cantora Ivete Sangalo e apoio da Prefeitura de Salvador.

A cidade de Salvador, conhecida mundialmente por sua alegria e riqueza histórico-cultural, ganhará ainda mais vida e renovação. E isso virá através das cores da Tintas Coral. A marca, através do projeto Tudo de cor para você, pintará o Elevador Lacerda, Espaço Cultural da Barroquinha e Mercado Modelo – três dos principais pontos turísticos da cidade. A escolha dos espaços se deu pela relevância histórica e social que eles possuem para os soteropolitanos — além de serem conhecidos mundialmente e visitados por milhares de turistas a cada ano.

Para comandar a festa, a madrinha desse projeto será Ivete Sangalo — artista baiana mais bem conceituada e popular da atualidade. “Acho massa a iniciativa do projeto (Tudo de cor para você). Adorei ser convidada para ser madrinha da campanha em Salvador, que é a minha casa, o lugar onde escolhi viver, onde a minha família vive. Qualquer ação que vá trazer melhorias terá meu apoio. É bacana estar em um lugar bonito, colorido. Deixa a gente bem, motivada. E se vai fazer bem para a cidade vai fazer bem para mim”, disse Ivete.

Além do Instituto Ivete Sangalo, a realização do projeto ainda conta com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Comercial Ramos, empresa 100% baiana e que está há 25 anos no mercado. “Nós nos sentimos lisonjeados em participar do projeto Tudo de Cor pra Você, que já é um grande sucesso nacional. Revitalizar pontos históricos e turísticos de Salvador, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Espaço Cultural da Barroquinha ajuda a preservar e valorizar a história da cidade, além de deixá-la ainda mais bonita para soteropolitanos e turistas”, disse Caio Andrade, diretor de marketing da Comercial Ramos.

A relação do projeto com a Bahia é, como se diz popularmente, de “outros carnavais”. O TDC já renovou as cores da Câmara Municipal de Salvador, o casario histórico da cidade de Porto Seguro, as casas do Pelourinho e a Escola Pracatum, o bairro do Candeal e o Museu do Ritmo. Com essa iniciativa, a Coral mantém o compromisso de revitalizar imóveis históricos e de grande importância para as comunidades brasileiras.

Para a pintura, serão necessários 2.137 litros de tinta. Desse total, cerca de mil litros serão usados para a pintura do Elevador Lacerda, que terá a fachada colorida pela cor Marfim Clássico. O gradil receberá a cor Branco Neve, que também será usada nos elementos decorativos. Já o Mercado Modelo receberá 816 litros, distribuídos nas cores Milho Indiano, Velho Caçador e Branco Neve. Por fim, 248 litros de tinta darão cor ao Espaço Cultural da Barroquinha, onde serão usadas as cores Cinza Maravilhoso e Marfim Clássico, além do verniz Sparlack Duplo Solar.

“O objetivo do Tudo de cor para você é levar cor para a vida das pessoas. A iniciativa, que começou em 2009, envelopa totalmente o DNA da companhia. Buscamos, por meio da cor, levar transformação e bem-estar às comunidades, além de despertar o desejo de preservação na população. A Coral não poderia deixar de participar dessa diversidade tão rica que é Salvador. Para nós, é extremamente gratificante realizar um projeto que beneficiará a população de uma cidade já tão colorida e alegre”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral.

Elevador Lacerda – Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador. Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 1873. Atualmente, liga a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio. Possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura. Tem capacidade total para 128 pessoas e a viagem dura 22 segundos. Transporta, em média, mais de 750 mil pessoas por mês, funcionando 24 horas por dia.

Espaço Cultural da Barroquinha – Construída em 1726 como capela para a Confraria de Nossa Senhora da Barroquinha, por Manoel Ribeiro Leitão. Passou a sediar a Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Martírios, formada por escravos no ano de 1764. Também foi usada pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. De lá para cá, esteve envolvida em questões sociais, e, no século 20, passou um período fechada por má conservação. No ano de 1984, o que restava da igreja foi destruído por um incêndio, e sua restauração só se deu em 2009. O local foi reinaugurado como Espaço Cultural da Barroquinha, administrado pela Fundação Gregório de Matos.

Mercado Modelo – Possui uma das maiores variedades de artesanato do País. Lá pode ser encontrada uma grande variação de produtos típicos da Bahia. O prédio, que tem estilo neoclássico e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construído em 1861 para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador.

mais lidas